segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Plano de Aula

Tema: É com X ou CH? Como saber?

 Público alvo: Alunos de 4º ano do Ensino Fundamental

Componente curricular: Língua Portuguesa

Duração: 4h/a

Justificativa: Uma das grandes dificuldades que alguns alunos encontram diz respeito à ortografia talvez por falta do hábito da leitura. As palavras que contenham a letra X e com som de CH é só um dos muitos desafios que têm que enfrentar.

Objetivos Gerais:
-Pretende-se que após a aula o aluno seja capaz de  empregar corretamente as letras X e CH nas palavras conhecidas e desconhecidas;
-Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e CH e
-Identificar a semelhança no som e a diferença na grafia de sílabas em palavras com X e CH.

Recursos Utilizados:
*Pesquisa na internet e livros didáticos;
*Câmera digital;
*Data show;
*Leitura de texto informativo;
*Atividades de leitura e escrita;
*Jornais, revistas e uso do dicionário e
*Atividades complementares.

Avaliação: O professor verificará se os alunos compreenderam as regras de uso do X e CH,durante a realização das atividades,e também em exercícios de avaliação quantitativa.

 Aula elaborada pelas cursistas:
                                                             
Erlina
Silvia Marli
Elza Yuriko

EMPREGO DO X E DO CH

Deve-se empregar o "x" após os ditongos (encontros vocálicos = vogal + semivogal em uma mesma sílaba).
Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar etc.
EXCEÇÃO: recauchutar (mais seus derivados) e caucho (espécie de árvore que produz o látex).
Emprega-se também o x:
_ Após as sílabas "en" e "me"; Exemplos: enxada, enxurrada, enxame, enxaqueca, enxerido, enxovalho, enxugar, mexer, mexilhão, mexerico, mexerica, mexicano etc.
Observação: Palavras como "enchente, encharcar, enchiqueirar, enchapelar, enchumaçar", embora se iniciem pela sílaba "en", são grafadas com "ch", porque são palavras formadas por prefixação, ou seja, pelo prefixo en + o radical de palavras que tenham o ch (enchente, encher e seus derivados = prefixo en + radical de cheio)
EXCEÇÃO: Em relação à regra da sílaba "me", uma exceção é O SUBSTANTIVO "mecha"; não confundir com a forma verbal "mexa" do verbo mexer que deve ser grafada com x.
Nas palavras de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
Exemplos: xavante, xingar, xará, xerife, xampu. Outras palavras com X: bexiga, bruxa, caxumba, laxativo, laxante, maxixe, muxoxo, quixotesco, rixa, xarope, xícara, xucro, xereta, capixaba, faxina, lixo, graxa, praxe, puxar, relaxar, roxo, xaxim, xenofobia.
Outras palavras com CH: charque, chicória, chimarrão, ficha, cochicho, cochichar, fantoche, flecha, inchar, pechincha, penacho, salsicha, broche, apetrecho, bochecha, brecha, chuchu, cachimbo, comichão, chope, chute, debochar, fachada, fechar, linchar, mochila, piche, pichar, tchau.
Existem vários casos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente. Nelas a grafia se distingue pelo contraste entre o x e o ch.
Exemplos:
- brocha (pequeno prego) - broxa (pincel para caiação de paredes) - chá (planta para preparo de bebida) - xá (título do antigo soberano do Irã) - chalé (casa campestre de estilo suíço) - xale (cobertura para os ombros) - chácara (propriedade rural) - xácara (narrativa popular em versos) - cheque (ordem de pagamento) - xeque (jogada do xadrez) - cocho (vasilha para alimentar animais) - coxo (capenga, imperfeito) - tacha (mancha, defeito; pequeno prego); daí "tachar": colocar defeito ou nódoa em alguém ou em algo. - taxa (imposto, tributo); daí "taxar": cobrar impostos.

Atividade 1  
 Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)
Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?
 Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.
 Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.
Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.  
 A chácara do Chico Bolacha   
 Na chácara do Chico Bolacha,
 o que se procura
 nunca se acha!  
 Quando chove muito,
 o Chico brinca de barco,
 porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
 nunca se acha.  
Dizem que a chácara do Chico
 só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.   
 
Outras coisas, ninguém procure,
 porque não acha.
 Coitado do Chico Bolacha!   
Sugestão de ficha de atividade:  
 Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:   
1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?
 ___ __________________________________________________________________
______________________________________________________________________
 2- De que Chico brinca quando chove muito?
  _____________________________________________________________________
3- Por que a mão do Chico fica inchada?  
______________________________________________________________________
 4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?  
 ______________________________________________________________________
5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.  
 ______________________________________________________________________
6- “ e um cachorrinho coxo . . .”    O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.  
 _____________________________________________________________________
7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.              



Atividade 2  
 Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:
                              
                                          enxada         inchada  
  Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.
  Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças,  pressão, gravidez e outros.
  Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada:  xa e cha
 O que elas têm em comum?
 Qual é a diferença?
 Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.
 Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.
 Tem X: enxada, coxo, Caxambu
Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama .Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José.
Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas.
 Exemplo: É com X ou CH?   PEI___E    /   MA___ADO  /  LU___O   /  BI___O/   CAI___A   /  ___EIRO  / BAI ___O    
 Atividade 3  
Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som). Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada.
 Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch.
 Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH.
 Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem.